sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O que é a depressão?


O que é a depressão?



Qualquer pessoa pode ficar triste, ter um momento de mau humor em função de uma decepção amorosa ou profissional, da perda de alguém querido etc. Porém, a depressão é diferente, não é tristeza nem fraqueza de caráter.


A depressão é uma doença que influencia a atitude das pessoas perante as suas vidas e as dos que estão ao seu redor. A depressão altera os sentimentos e reduz a sensação de bem estar; muda a forma de pensar, as escolhas, o comportamento e as crenças pessoais.



A depressão afeta milhões de pessoas a cada ano, independentemente da raça, religião, sexo e condições econômicas e sociais.Da mesma forma que o diabetes, a asma e as doenças do coração, a depressão necessita de tratamento através de cuidados médicos. Quando não tratada pode durar meses e, em alguns casos, anos. Os prejuízos são incalculáveis.




O que causa a depressão?


A depressão é causada por um desequilíbrio nas concentrações de algumas substâncias no cérebro. Outras coisas podem causar ou favorecer o surgimento da depressão, tais como:


- Experiência de vida como um divórcio, morte da esposa ou do marido, perda de um emprego ou problemas financeiros graves.


- Abuso de álcool ou outras drogas


- Algumas medicações ou outras doenças


- Em mulheres, mudanças hormonais após o parto


- História familiar de depressão


- Em idosos, doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson


Mesmo que a causa da depressão não seja identificada, na maioria dos casos há possibilidade de melhora através do tratamento adequado.

Nenhum comentário: